Saiba mais sobre a fisioterapia para animais silvestres

Assim como ocorre com os seres humanos, a fisioterapia também é um item muito importante na vida dos animais em geral. Através destes cuidados, o veterinário pode restabelecer a saúde, melhorar a qualidade de vida e ainda prevenir o avanço de doenças em bichos de todos os tipos e estilos, de cães e gatos a aves e répteis.

De acordo com a especialista Adriana Joppert, da StellaFisioVet, é cada vez maior o número de animais silvestres que são criados em casa, como aves, répteis e pequenos mamíferos. Os pets não convencionais incluem aves (por exemplo, papagaios, calopsitas e canários); répteis (como jabutis, cágados e iguanas) e pequenos mamíferos (coelhos, porquinhos-da-Índia e hamsters).

Como esses animais possuem necessidades específicas, o conhecimento de tais espécies é essencial no atendimento veterinário. Estes bichinhos estão sujeitos com frequência a traumatismos e a fisioterapia é de extrema importância para a sua reabilitação.

Porém, ao contrário do que acontece com animais domésticos, que são muito mais frequentes em todas as clínicas veterinárias, os animais silvestres são raridade em termos de visitas a consultórios. Assim, pela falta de prática e estudo, não são todos os profissionais da área que têm propriedade para cuidar de tais bichos.

Como eles necessitam de cuidados diferenciados, é indicado que o tratamento de doenças em animais silvestres seja feito apenas por profissionais especializados no assunto, que já tenham experiência e vivência no trato de tais espécies.

Um exemplo que podemos citar é o dos jabutis e cágados, que sofrem com frequência fraturas de casco em acidentes domésticos como quedas de varandas e atropelamentos. Outro exemplo é o das iguanas mantidas em cativeiro, que sofrem quedas que ocasionam fraturas.

Os acidentes com as aves também são comuns, principalmente com aquelas deixadas livres no ambiente doméstico. Elas podem sofrer colisões com vidraças, quedas (especialmente aquelas que têm as penas das asas cortadas) ou mesmo serem atingidas por objetos que caem sobre elas.

Todos esses acidentes traumáticos podem levar a lesões ortopédicas e também neurológicas. Nestes casos, a fisioterapia é de extrema importância para a reabilitação desses pacientes.

Então, se seu animal, silvestre ou doméstico, demonstrar estar sofrendo com algum incômodo ou dor, consulte sempre um especialista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s