Conheça a importância de uma dieta balanceada para a saúde de seu pet

Uma alimentação completa e balanceada é a base para uma vida saudável. Assim, para a melhor saúde de seu pet, ele deve seguir uma dieta funcional.

Dieta funcional é aquela semelhante em aparência ao alimento comum, porém elaborada de acordo com as necessidades de seu organismo. Com seu consumo, ela é capaz de produzir modificações muito benéficas a longo prazo.

Especialistas são capazes de montar cardápios voltados para funções terapêuticas para pets com problemas cardíacos, renais, diabéticos, oncológicos, ou ainda obesos.

Existem duas maneiras de você encontrar o melhor para o seu bichinho. A primeira é buscar amparo para elaborar opções de alimentação natural e terapêutica prática, sem aditivos, conservantes, corantes e com elementos e nutrientes funcionais.

A alimentação natural equaliza nutrientes balanceados e de qualidade, oferecendo para os pets os elementos necessários para sua saúde. Entre os mais adequados, estão proteínas (como carne bovina, suína, de frango e peru), legumes (como cenoura, batata e abobrinha) e grãos (como arroz branco e integral), desde que estes sejam preparados com a orientação do veterinário ou nutrólogo especialista no assunto.

Esta é uma boa opção para evitar o surgimento e o desenvolvimento de problemas como obesidade, alergias, intolerâncias, pancreatite, diabetes e tártaro em nossos pets.

Assim, seguindo a orientação do expert, devemos fazer uma transição leve, integrando a ração já usada anteriormente aos novos alimentos naturais. Com o acompanhamento do tutor, o bichinho não sofrerá durante o processo.

A segunda possibilidade é a readequação das rações industrializadas, buscando a que melhor se adeque às necessidades do animal, sempre com a orientação de um especialista.

E também devemos seguir algumas dicas em nosso cotidiano; uma delas é não dar restos e sobras de comidas para nossos bichinhos. Por mais que eles peçam, estes não fazem bem para seus organismos.

Um dos alimentos que deve ser totalmente proibido é o chocolate, pois este doce pode causar intoxicação nos animais devido à presença de teobromina, elemento que compõe o cacau, levando até a óbito.

Também devem ser vetados alimentos muito gordurosos, algumas frutas (como as com caroço, abacaxi, uva, carambola, uva passa), além de comidas com glúten (como pães e massas), arroz, feijão e outros. São liberadas frutas como banana, maçã e mamão.

Na clínica Stella FisioVet, contamos também com serviços de nutrologia, comandados pela Dra. Alexandra Jones. Oferecemos a elaboração de cardápios personalizados para seu bichinho e também o serviço de adequação de rações e suplementações, formulando a dieta e indicando as melhores fontes para a obtenção do alimento, ração ou suplemento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s