Saiba mais sobre a displasia de cotovelo nos cães

A displasia de cotovelo em cães é uma doença relativamente comum, atingindo animais logo no começo de suas vidas.

Os sinais deste mal são manifestações de dor ao se movimentar, com intolerância à atividade e claudicância, o ato de mancar ao se mexer ou depois de exercícios.

A displasia ocorre quando não há crescimento em harmonia da ulna e do rádio, dois dos três ossos que são responsáveis pela articulação do cotovelo no bichinho. Assim, como o tecido ósseo não se desenvolve da maneira correta, o cão sente dores em suas extremidades dianteiras.

Sua principal causa é a genética, com a doença sendo transmitida de pais para filhos. Mas existem outros fatores que ocasionam tal problema, como o excesso de frio e umidade na rotina do cãozinho, além de excesso de peso e alimentação inadequada.

Com a progressão da doença, o cachorro pode ter as articulações inflamadas, sofrendo de artrite, o que acaba resultando na osteoatrose, o desgaste progressivo do osso e também da articulação.

A condição costuma atingir principalmente cães de médio a grande porte, de raças como Golden Retriever, Rottweiler, Dogue Alemão, São Bernardo e Labrador, entre outras. Mas cães de porte pequeno e médio também podem ser vítimas.

Se o animal apresentar algum sintoma como os citados anteriormente, leve o para uma consulta no veterinário. Assim, através de exames, um diagnóstico preciso será obtido. Caso a displasia estiver mesmo ocorrendo, o tratamento precoce é a melhor opção.

Em casos de ocorrência da doença, o animal pode ser tratado através de fisioterapia, uso de órteses para um melhor posicionamento do cotovelo e ainda cirurgia, em casos específicos. Se o diagnóstico vier cedo, o bichinho tem boas chances de levar uma vida normal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s