Saiba mais sobre a artrite e a artrose em cães

Assim como nos seres humanos, osteoartrite e osteoartrose podem atingir a saúde de cães, principalmente entre os animais idosos.

A partir da faixa dos nove anos, a vulnerabilidade de tais bichinhos aumenta bastante, propiciando o surgimento destas doenças, que afetam as articulações e os deixam incapazes de realizar tarefas até então comuns.

Estima-se que estas doenças afetem 1 em cada 5 cachorros no mundo. Enquanto a artrite é aguda, evoluindo rapidamente, a artrose é crônica, tendo lento desenvolvimento.

A osteoartrose se divide em duas fases: a primária vem em decorrência da idade e do excesso de uso das articulações, aparecendo mais em animais que tem uma vida rica em exercícios e não sedentária, pois estes usam muito mais tais estruturas; já a secundária é causada por patologias que afetam as estruturas articulares, seja doenças genéticas ou traumas físicos.

A condição se dá através de uma inflamação articular, onde os mediadores químicos sensibilizam os condrócitos, que param de sintetizar a matriz extracelular, levando a uma degeneração nas articulações. Isso se torna um círculo vicioso, que não tem cura, mas pode ser minimizado.

Podemos, antes da doença, preveni-la, com manejo das atividades diárias: perda e controle de peso, melhor nutrição, prática de atividade física adequada e fisioterapia preventiva, além de fornecer um piso adequado, que não escorregue. O tratamento clínico se dá com anti-inflamatórios e analgésicos, podendo também necessitar do uso de órteses, para estabilizar as articulações.

Em caso de animais que já sofrem com artrite ou artrose, devemos buscar tratamento e também proporcionar qualidade de vida, carinho e conforto, mantendo-o com peso e musculatura saudável, por isso a atividade física é muito importante para promover isso. Os animais idosos necessitam de muita atenção, ainda mais em casos de doenças como estas.

Então, se seu cãozinho demonstra estar sofrendo com algum incômodo ou dor, consulte um especialista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s