Saiba mais sobre a luxação de patela em cães

A luxação de patela é uma das doenças mais recorrentes em cães, trazendo sérias consequências à mobilidade do animal. A seguir, saiba mais sobre isso.

Também conhecida como rótula, a patela é um osso localizado no joelho, cuja função é facilitar a extensão do mesmo para segurar grande parte da estrutura óssea. Quando ocorre uma luxação, as articulações se desencaixam, causando grande desconforto e dor.

Acontecendo também em gatos, a doença é mais recorrente em cães de pequeno porte. Todas as raças estão sujeitas, mas a ocorrência é mais vista nas seguintes: Dachshund, Pug, Yorkshire, Chihuahua, Shih Tzu, Spitz, Poodle, Lhasa Apso.

O maior fator a desencadear tal condição é a genética; muitas vezes, os cachorros já nascem com uma predisposição. Normalmente, o primeiro sintoma é o animal mancar bastante, com incômodo em uma ou nas duas pernas. Para tentar aliviar a dor e colocar a patela no lugar o bicho costuma esticar a perna para trás durante a caminhada.

Depois, as articulações incham e o animal se incomoda ao ser tocado na região, com as dores piorando nos dias mais frios. Assim, o joelho se posiciona para fora ou para dentro, de acordo com o lado atingido pela condição. O pet também tem dificuldades para pular e correr, se mostrando sem disposição para isso.

Então, para o diagnóstico, o veterinário submete o cãozinho a um exame de raio-X, para que seja identificada a condição e a luxação ser classificada, pois existem 3 graus, sendo que nos graus I e II a indicação é o tratamento conservativo com a fisioterapia, já o grau III e IV a indicação é cirúrgica para correção do problema e, na sequência, fisioterapia veterinária, o que leva o cão a obter uma melhor qualidade de vida, tendo novamente a possibilidade de completar seus movimentos normalmente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s