Displasia de cotovelo em cães

Se seu cãozinho tem demonstrado dor nas extremidades dianteiras e não quer fazer exercícios físicos, pode ser que esteja sofrendo de displasia de cotovelo. A seguir, saiba mais sobre essa doença.

A doença

A displasia é uma doença que surge conforme o cachorro se desenvolve, aparecendo, normalmente, a partir do primeiro semestre de vida. Ela ocorre quando não há um crescimento harmonioso entre a ulna e o rádio, dois dos ossos que formam a articulação do cotovelo.

Sem esse desenvolvimento, o bichinho tem uma inflamação no local e passa a sofrer de artrite, quadro que evolui para osteoartrite (desgaste progressivo observado tanto no osso quanto na articulação).

O termo displasia de cotovelo abrange quatro patologias diferentes: fragmentação do processo coronóide, desunião do processo ancôneo, incongruência articular e osteocondrite dissecante (OCD).

Esta doença pode ocorrer apenas em um ou nos dois cotovelos. Outro fator comum é que as ocorrências se dão mais em animais de raças cujo porte é grande, como Mastim Napolitano, Rottweiler, São Bernardo, Labrador, Terranova, Golden Retriever e Pastor Alemão, embora posso ocorrer em outras raças também.

Sintomas

Os principais sintomas da condição são o fato do cachorro mancar ao se locomover ou após fazer exercícios físicos (sem que haja ocorrido algum machucado durante o processo), intolerância à atividade física e manifestações de dor.

Diagnóstico

O veterinário se baseia em alguns fatores para diagnosticar a displasia: histórico clínico, sintomatologia, exame físico completo, radiografia e outros exames de diagnóstico por imagem.

Tratamento

Existem diversas maneiras de tratar essa condição, como o uso de órteses, aplicação de remédios, repouso, alimentação correta e fisioterapia, chegando até à necessidade de cirurgia em casos mais graves. Porém, se o diagnóstico é precoce, há bastante chance de que seu bichinho não desenvolva osteoartrite.

E lembre-se, se seu pet apresentar qualquer alteração de comportamento, consulte seu veterinário de confiança.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s