Casa adaptada para os pets: uma nova necessidade!

Quem tem pets sabe o quanto é bom conviver com eles, nossos companheiros leais, que enchem de carinho e alegria nosso dia-a-dia. Porém, ter um pet em casa requer alguns cuidados especiais com sua saúde e alimentação e também com o ambiente onde ele vive, que deve ser adaptado às suas necessidades.

 

Os pets estão vivendo mais e, com a idade, aparecem os problemas de saúde, como artrose, rompimento de ligamento e fraturas ósseas, pois hoje em dia nossos pets vivem dentro de casa, subindo e descendo de camas e sofás altos, o que pode causar algumas fragilidades anatômicas. Para tentar minimizar esses impactos, surgiram as escadinhas e rampas. Como em tudo na vida, o melhor caminho é sempre a prevenção, então quanto antes forem colocadas as rampas e escadas, mais fácil será para o animal se adaptar a elas. Mas lembre-se: elas devem ser adequadas para o porte e peso do animal e altura do móvel.

 

Outro ponto que merece muita atenção é o piso da casa que, se for muito liso, pode trazer problemas, especialmente para cães mais pesados, que correm o risco de escorregar e até romper ligamentos. Um cão que já tenha alguma dificuldade para se locomover sofrerá ainda mais se o piso da casa onde vive for liso. Inclusive, se ele tiver alguma doença articular, ela pode até mesmo se agravar por causa disso. Para minimizar o problema, invista em tapetes que sejam emborrachados em baixo (para não saírem do lugar quando alguém pisa) nas salas e outros ambientes onde ele frequenta. Uma outra opção é usar uma cera antiderrapante no chão, que o tornará menos escorregadio, ou um protetor de patas.

 

Animais com problemas de locomoção podem ter dificuldades para ter acesso aos potes de comida e água, por isso estes devem ficar num local de fácil acesso, de preferência num lugar um pouco mais alto, na altura do peito do animal, de forma que ele não precise se abaixar muito e não sobrecarregue o pescoço nem as patas da frente.

 

Enfim, essas são algumas possíveis adaptações que podem melhorar, e muito, a qualidade de vida do nosso companheiro!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s